Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Manifestação pede saída de Tibiriçá Holanda do cargo de Defensor Geral do Amazonas

O evento, realizado nesta quinta-feira (15), em frente à sede do órgão, localizada na Rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, foi intitulado Ato pela Manutenção da Transparência da Defensoria do Estado, pelo presidente do Sindicato de Defensores Públicos do Amazonas, Carlos Almeida Filho,
Aprovada em 2º lugar no concurso a candidata, Larissa Figueira, reclamou da penalidade imposta pelo governador Omar Aziz (PSD), que suspendeu o último certame do órgão.

Cerca de 70 pessoas, entre Defensores Públicos e candidatos aprovados do concurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, fizeram, na manhã desta quinta-feira (15), uma manifestação pedindo a destituição do atual Defensor Público Geral do Amazonas, Tibiriçá Valério de Holanda, e a exoneração do Subdefensor Geral, Wilson Oliveira de Melo Júnior.

A manifestação aconteceu em frente à sede do órgão, localizada na Rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro -Sul de Manaus, também serviu para pedir a revisão do último certame para a contratação de 60 Defensores, mas que por suspeita de fraude (em prol de Tibiriçá Valério de Holanda Filho, filho do Defensor Geral) foi suspenso pelo governador Omar Aziz (PSD), em agosto deste ano.

O evento foi intitulado como Um Ato pela Manutenção da Transparência da Defensoria do Estado, pelo presidente do Sindicato de Defensores Públicos do Amazonas, Carlos Almeida Filho. Para ele, a permanência de Tibiriçá Holanda prejudica o relacionamento da instituição com a sociedade. “Pesam suspeitas de fraude sob o Procurador Geral. Não podemos aceitar que ele continue no cargo”, disparou.

Aprovada em 2º lugar no concurso a candidata Larissa Figueira reclamou da penalidade imposta pelo governador. Segundo Larissa, os aprovados de forma honesta não poderiam estar pagando a “conta” pela “falta de caráter” dos organizadores do certame.

“Temos o sonho de trabalhar em prol da sociedade através da Defensoria Pública. Nos esforçamos e não é justo que tenhamos que pagar pela atitude de uma pessoa”, discursou.

Representando a Sociedade Civil Organizada, por meio do Fórum Estadual de Combate à Corrupção, o presidente eleito do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, jornalista Wilson Reis, se colocou a favor da saída de Tibiriçá Holanda do cargo.

Segundo ele, as denúncias contra o Defensor não podem ser deixadas de lado, pois abrem ainda mais precedentes para o avanço da corrupção em órgãos públicos. “Os certames públicos geralmente vêm acompanhados de denúncias relativas a fraudes, e sabemos que de fato eles estão propícios a essas situações. Nós, como representantes da sociedade, temos sempre que repudiar tais atos”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário