Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Vereadores de Manacapuru vão pedir prisão de ex- prefeitos

FOTO: ALBERTO CESAR ARAÚJO

Os vereadores de Manacapuru, que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar irregularidades na prefeitura do município, entre 1989 e 2009, irão pedir a prisão preventiva dos ex-prefeitos Washington Régis (PMDB) e Edson Bessa, ambos do PMDB. 

Segundo os relatórios preliminares elaborados pela comissão, com base nos julgamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), do Estado (TCE) e da Controladoria-Geral da União (CGU), os ex-prefeitos serão denunciados à Superintendência Regional da Polícia Federal por formação de quadrilha, peculato, prevaricação, falsificação de documentos públicos e crime contra a administração pública (improbidade administrativa). 

Em dois meses de apuração e verificação in loco da execução das obras, a comissão identificou irregularidades na aplicação de aproximadamente R$ 1,2 milhão repassados por meio de um convênio entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na gestão do ex-prefeito Washington Régis.

O convênio tinha como objetivo arcar com os serviços de drenagem endêmica no “igarapé do Chicão” para controle da malária. Após inspeção, os vereadores concluíram que os serviços de escavação mecânica, reaterro compactado, limpeza mecanizada e gramagem do igarapé não foram realizados. 

Washington Régis contestou as informações e disse que todos os convênios com a Funasa ou com qualquer ministério foram executados com os recursos repassados e dentro do prazo vigente. 

Os parlamentares do Legislativo de Manacapuru também irão solicitar a prisão preventiva do peemedebista Edson Bessa uma vez que, entre as irregularidades encontradas, o ex-prefeito pagou R$ 252,5 mil, aproximadamente, para a perfuração de um poço tubular que, segundo os vereadores, não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário