Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

Quinze prefeitos respondem por crimes eleitorais


O período de mandato de prefeito está aca­bando. En­tre­tanto 15 ainda re­spondem por crimes eleitorais no Ama­zonas. O chefe do ex­ec­u­tivo mu­nic­ipal de Manaus, Ama­zonino Mendes, foi inocen­tado pelo Tri­bunal Re­gional Eleitoral (TRE-AM) no úl­timo pro­cesso que re­spondia por abuso de poder econômico nas eleições de 2008.

Quinze prefeitos de mu­nicí­pios do in­te­rior do Es­tado ainda podem perder o cargo, entre eles, Raimundo Nonato Lopes (Iran­duba) e Ar­naldo Mi­tuoso (Coari), este en­volvido em crime de as­sas­si­nato contra o ex-prefeito Odair Carlos Ger­aldo.

Até maio de 2010, o Ama­zonas vivia um mo­mento inusi­tado: 16 prefeitos pode­riam perder o cargo. A maior parte das denún­cias era de cap­tação ilícita de re­cursos (caixa dois) e abuso de poder econômico, crimes in­cluídos na leg­is­lação eleitoral apenas em 2006. Ro­drigo da Costa (Coari) e Raimundo Pin­heiro da Silva (Anamã), foram en­quadrados na Lei nº 11.300 e cas­sados pelo TRE. Para ad­vo­gados, a lei está rígida de­mais. O povo elege e o os juízes do TRE de­finem quem vai as­sumir o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário