José Ricardo Wendling (PT) |
O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) aproveitou a sessão desta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para destacar que a presidente Dilma Rousseff (PT) está elaborando um projeto de Ficha Limpa para os servidores públicos federais, em sintonia com o ‘Ficha Limpa’ nacional, na área da política.
“Uma boa proposta e boa notícia para todo o Brasil, que registra avanços nesse aspecto. Várias assembléias legislativas já aprovaram ou estão com projetos em tramitação semelhantes para evitar que sejam nomeados ‘fichas sujas’ para os governos, poderes e vários órgãos públicos”, disse o parlamentar, ao assegurar que o Estado de São Paulo aprovou em fevereiro lei nesse sentido e várias cidades estão fazendo isso.
De acordo com José Ricardo, no ano passado foi aprovado projeto do vereador Mário Frota na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ALEAM, como ressaltou o parlamentar, projeto de sua autoria foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas depois, por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria conjunta com os deputados Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB), teve a proposta aprovada pelo Plenário e hoje a Emenda 74 faz parte da Constituição do Estado. “Temos na constituição a PEC que impede e vetar a nomeação de ficha sujas para a administração pública”, argumentou.
Dia de combate à corrupção
O parlamentar lembrou ainda, nesse aspecto, do Dia Estadual de Combate à Corrupção — 9 de dezembro — instituída por meio de Projeto de Lei de sua autoria, aprovado na casa legislativa. A data está em sintonia com a da Organização das Nações Unidas (ONU), organismo que trabalha na linha de combate a corrupção e no desvio de dinheiro público.
Cessão de tempo
Nesse sentido, o parlamentar petista, cedeu parte do seu tempo para que o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Wilson Reis, membro do Fórum Estadual de Combate à Corrupção do Amazonas, que atua junto com várias instituições em ações de combate à corrupção, se pronunciasse sobre o tema.
Wilson Reis destacou que a corrupção hoje atinge a sociedade como um todo. Atinge a iniciativa privada e órgãos governamentais nas três esferas: municipal, estadual e federal. “A luta contra a corrupção, uma bandeira de luta do Fórum junto as instituições, não pode ser esquecida, na medida que acreditamos ser possível estabelecer nova relação e melhorar no que diz respeito a aplicação de projetos públicos para atender a sociedade”.
O dia 9, como destacou Reis, é um dia de reflexão. “Acreditamos que não haverá retrocesso nos avanços conquistados. A sociedade aposta nos partidos políticos e nos governos que levam a sério a coisa pública e apostam os recursos de forma correta”, afirmou.
Segundo Wilson Reis, nesse sentido o Fórum de Combate à Corrupção vem trabalhando e se articulando com várias entidades para acompanhar a aplicação de recursos para a Copa de 2014 e exercer a representação da sociedade civil da melhor forma.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas aproveitou também para destacar a atuação do Comitê Estadual da Verdade, Memória e Justiça, criada pela presidente Dilma Rousseff em maio, no ato, representada por seu membro, Amadeu Guedes. “O comitê busca uma relação diferenciada com a sociedade, resgatando a memória e a verdade dos que lutaram e tiveram fala e seus mandatos silenciados pelo golpe militar de 1964”, disse ele, lembrando que de forma simbólica, a Câmara Federal estava fazendo a devolução dos mandados dos parlamentares cassados arbitrariamente, entre eles, ex-senadores amazonenses Almino Afonso e Bernardo Cabral.
Fonte: Diretoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário